BOAS VINDAS

Paz e Bem! Bem vind@s ao nosso Blog, através dele manteremos um canal de comunicação com nossos irmãos e irmãs e também com tod@s que quiserem conhecer melhor a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, através da Paróquia de Todos os Santos, em Novo Hamburgo. Esperamos que este contato virtual possa ser agradável, mas que seja também só um caminho para um encontro real e uma amizade verdadeira em Cristo. Desej0-lhes as bençãos de Nosso Senhor sobre suas vidas e espero a sua visita em nossa comunidade. Grande e fraterno abraço. Revdo. Ives Vergara Nunes, Reitor.

terça-feira, 27 de março de 2012

PÁSCOA – entre a tradição e a novidade

A Igreja comemora a Páscoa anualmente, repetindo praticamente os mesmos gestos, textos bíblicos e ritos há quase dois mil anos. E isto foi, por muitos séculos, uma segurança para os fiéis, pois se atribuía a esta longa tradição a força de um ensinamento cujas raízes eram tão profundas que não poderiam ser alteradas por nenhum ser humano. Ao celebrar a longa trajetória da fé do povo e da presença de Deus em meio aos que O amam, renovavam sua esperança no futuro e seguiam firmes na fé, na vida e na luta pelo Reino de Deus.

Porém hoje vivemos num mundo que valoriza somente o que é novo. E as pessoas procuram estas novidades nas lojas, na moda, na TV, na informática, na internet, na música, nos relacionamentos, nos produtos de beleza que rejuvenescessem, nas igrejas. A novidade virou um produto dos mais valorizados no mercado. Um exemplo: Há alguns dias o lançamento de um novo computador nos Estados Unidos fez com que pessoas do mundo inteiro fossem para lá e ficassem dias em uma fila para serem os primeiros a adquirir o novo produto. E a partir deste lançamento todos os demais computadores se tornaram obsoletos. Assim tudo o que é antigo, repetido e tradicional parece perder seu sentido e valor no mundo atual.



Então como pode a Igreja falar de Páscoa como nova vida? Em outras palavras: Como pode a tradição se tornar novidade para o povo? Não tenho a resposta final, até porque ela não existe, pois Deus se manifesta de forma diferente a cada irmão/a e a cada comunidade, mas oro pedindo que Deus: “lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendam a esperança para a qual ele os chamou; ... para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo ...” (cfe Ef 1:18)

Encerramos lembrando o que o próprio Jesus nos disse: “Conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês” (João 8:32). E a verdade é que Cristo, nossa Páscoa, é a maior de todas as novidades e conhecê-Lo e segui-Lo é o que de melhor pode acontecer na nossa vida.

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês.” (Tiago 4:8)

Revdo. Ives Vergara Nunes – Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário