BOAS VINDAS

Paz e Bem! Bem vind@s ao nosso Blog, através dele manteremos um canal de comunicação com nossos irmãos e irmãs e também com tod@s que quiserem conhecer melhor a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, através da Paróquia de Todos os Santos, em Novo Hamburgo. Esperamos que este contato virtual possa ser agradável, mas que seja também só um caminho para um encontro real e uma amizade verdadeira em Cristo. Desej0-lhes as bençãos de Nosso Senhor sobre suas vidas e espero a sua visita em nossa comunidade. Grande e fraterno abraço. Revdo. Ives Vergara Nunes, Reitor.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MUTIRÃO DO AVIVAMENTO - Renovação da Alegria de Pertencer a Família da Fé

Aconteceu no domingo, 27 de março, em nossa Paróquia o Mutirão do Avivamento Espiritual. Na oportunidade cerca de 95 irmãos e irmãs, de outras 3 comunidades (Sto Antonio da Patrulha, Praia Grande, Cachoeirinha), se fizeram presentes na celebração de abertura. Depois seguiu-se um almoço delicioso, desfrutando da compania uns dos outros e também das novas instalações da cozinha recém reformada. Na parte da tarde foi o momento das apresentações artísticas de músicas e dança (através do Cia de Dança Malma) e do louvor, encerrado com um momento de oração pelo pároco (Revdo. Ives), e benção proferida em conjunto pelos clérigos Revdo. Ives, Revdo. Marino e Revdo. Paulo Ricardo, seguida da despedida litúrgica pela Revda. Cláudia. E para que todos podessem voltar às suas comunidades com um gostinho de "quero mais" e fortalecidos tanto no corpo como no espírito foi serviço ainda um delicioso café.

O Mutirão e a Igreja dos Primeiros Cristãos

Mutirão, segundo o dicionário Aurélio é: “Auxílio gratuito que prestam uns aos outros membros de uma comunidade, em proveito de todos ...”. Certamente então não só a palavra Mutirão, mas o trabalho em Mutirão, são originários do espírito dos primeiros cristãos, pois lemos em Atos dos Apóstolos: “Todos que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas” (2:44). E mais adiante: “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles.” (4:32). Por isto Mutirão não é só um momento único, com data e local marcados. Mas sim um princípio que deve mover a própria Igreja de Cristo. Trabalhar unidos e gratuitamente, em prol de alguém ou de um grupo necessitado, deve ser nossa marca no mundo. Pois este trabalho (Mutirão) não vem só a beneficiar quem o recebe, mas vem em proveito de todos, pois como Igreja somos chamados a ser o Corpo de Cristo no mundo e “Se um membro sofre, todos os membros participam do seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros participam de sua alegria.”  (I Coríntios 12:26).
Muitas vezes nos perguntamos o porquê que nossa igreja esta encolhendo. Proponho uma reflexão: Será que não deveríamos fazer também mais “mutirões”, em prol da sociedade (hospitais, praças, limpeza de rios e ruas, reconstrução de casas, etc)? Demonstrando também a solidariedade e amor cristãos aos que sofrem em nossas cidades? Pois a Bíblia mostra que como conseqüência dos primeiros cristãos terem agido assim“... eram estimados por todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas ...” (Atos 2:47) 
 
Revdo. Ives Vergara Nunes - Pároco